quinta-feira, 20 de março de 2014

Ensino Médio Inovador no Colégio Castelo Branco




A proposta do Programa Ensino Médio Inovador tem a finalidade de fomentar uma nova organização curricular, hoje implantada nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul, como Ensino Médio Politécnico. O programa tem a intencionalidade de erigir uma escola ativa e criadora, construída a partir de princípios educativos que unifiquem, na pedagogia, éthos, logos e técnos, tanto no plano metodológico quanto epistemológico. Entende-se, portanto, que os projetos devem materializar-se, no processo de formação humana coletiva, o entrelaçamento entre trabalho, ciência e cultura, com os seguintes indicativos:

− Contemplar atividades integradoras de iniciação científica e no campo artístico-cultural;

− Incorporar, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas;

− Promover a aprendizagem criativa por um processo de sistematização dos conhecimentos elaborados, como caminho pedagógico de superação à mera memorização;

− Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos;

− Fomentar o comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania; praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade;

− Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais;

− Utilizar novas mídias e tecnologias educacionais, como processos de dinamização dos ambientes de aprendizagem;

− Estimular a capacidade de aprender do aluno, desenvolvendo o autodidatismo e autonomia dos estudantes;

− Promover atividades sociais que estimulem o convívio humano e interativo do mundo dos jovens;

− Promover a integração com o mundo do trabalho por meio de estágios direcionados para os estudantes do ensino médio;

− Organizar os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos;

− Garantir o acompanhamento da vida escolar dos estudantes, desde o diagnóstico preliminar, com acompanhamento do desempenho e integração com a família;

- Ofertar atividades complementares e de reforço da aprendizagem, como meio para elevação das bases para que o aluno tenha sucesso em seus estudos;

- Ofertar atividades de estudo com utilização de novas tecnologias de comunicação;

- Avaliação da aprendizagem como processo formativo e permanente de reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes;

- Reconhecer as diferentes facetas da exclusão na sociedade brasileira, para assegurar a ampliação do acesso aos sujeitos historicamente excluídos do Ensino Médio;

- Garantir a inclusão das temáticas que valorizem os direitos humanos e contribuam para o enfrentamento do preconceito, da discriminação e da violência no interior das escolas;

- Desenvolver a compreensão da realidade brasileira, de sua organização social e produtiva na relação de complementaridade entre espaços urbanos e rurais;

- Valorizar o estudo e as atividades socioambientais e projetos de extensão;

- Desenvolver conhecimentos e habilidades associados a aspectos comportamentais (relacionamento, comunicação, iniciativa, cooperação, compromisso), relativos às atividades de gestão e de iniciativas empreendedoras;

- Valorizar práticas desportivas e de expressão corporal, referidas à saúde, à sociabilidade e à cooperação;

- Estimular a participação social dos jovens, como agentes de transformação de suas escolas e de suas comunidades.

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